quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Karain

Período Paleolítico - pedra lascada. Nossos ancestrais eram artífices da pedra.


Homo sapiens sapiens período Calcolítico

Como colocar em palavras a morada do nosso primo, Neandertaal (Homo sapiens neanderthalensis) e depois dele o Homo sapiens sapiens, mais primitivo? Como explicar um ser que viveu há pelo menos 40 mil anos atrás? Como seria sua vida, suas atividades diárias, seus trabalhos e dias? No que empregaria seu tempo? Como construía seu fogo, como cozinhava e como raspava a pele dos animais que caçava? 
O domínio do fogo era importante para o neandertalense. Ele viveu na época da grande glaciação, era adaptado para viver no frio, no escuro, mas precisava do fogo para se aquecer, alimentava-se quase que somente de caça, mas tirava a pele dos animais, cozinhava e assava e, embora apareça em sua dieta alguns grãos e sementes de  frutas e outros vegetais de que se alimentava, algumas plantas aparecem, que mesmo sem valor nutricional e sabor amargo eram ingeridas, certamente com finalidade medicinal.
Ele realizava cerimônias de funerais, usando ervas aromáticas e símbolos, modelagens de argila, tintas.
Fazia instrumentos de pedra lascada, como machados, facas, martelos, pontas de lança, que eles não arremessavam, mas que ainda assim, faziam um belo estrago.
E as mulheres procriavam, coletavam vegetais, lenha, mantinham o fogo, modelavam argila, mantinham a caverna, provavelmente arrumavam as peles, cuidavam dos alimentos e divisões. Certamente tinham um papel importante na sociedade. Eram muito fortes. E precisavam ser.
Foi construindo este modelo que subi a ladeira íngreme, para a caverna de Karain, uma das pirambeiras mais bravas que eu me forcei a encarar.
É claro que os objetos e artefatos encontrados na caverna de Karaim encontram-se no museu da Antalya, para onde fomos, depois, conferir o que havia.
E são agulhas feitas de ossos, que deviam servir para juntar peças de pele, uma arte em  pedra lascada bastante bonita, facas e raspadeiras muito bem feitas, machados, pontas de lança, etc.
O Gé e eu tentamos lascar pedras na praia, nada fácil, e fazer cortes intencionais, devia requerer muita prática, pois muitas vezes você está quase conseguindo aquela lâmina, mas um terceiro talho vai estragar todo o seu instrumento.
Os cabos dos machados deviam ser de osso ou madeira dura. Altas tecnologias, para um tempo tão antigo.
Vista a partir da caverna - ao fundo, no horizonte, está o mar.
Depois do neandertal, outros hominídios usaram as cavernas de Karain. O local é estratégico, no alto de uma montanha, de lá de cima você enxerga toda a planície, a caça seria abundante, a água não era problema, havia espaço para muita gente no recinto da caverna e em caso de luta, devia ser um baluarte, pois pedra é que não falta para atirar no inimigo, de lá de cima...
E mesmo depois de haver cidades e casas de alvenaria, as cavernas Karain foram usadas com abrigo para fugitivos, refúgio de caça, enfim, como abrigo a algum assentamento humano ou para seus animais, como atestam o esterco de cabras e carneiros ao longo do caminho: uma barranqueira facilitada para os turistas. Como nos indicou o guarda do sítio: "three hundred meters up". Pois é para cima que você vai. Na trilha dos cabritos.
As fotos não são suficientes para mostrar as cavernas, mas assim moravam nossos ancestrais e inspirados nesse conforto, inventaram a casa.


A caverna é confortável, faz calor lá dentro.

fotos da caverna - Gerson
fotos do museu - Ane*







Nenhum comentário:

Postar um comentário