terça-feira, 19 de novembro de 2013

Termessos, em português

Texto de Leslie, tradução de Ane*. 
Todas as fotos de Termessos, são do Gerson.




Ouvi falar de Termessos, primeiro em relação a Antalya: um lugar para ver se você tiver energia, depois eu li que Alexandre, no caminho para se bater contra os persas, deixou de atacar a cidade por causa de sua posição, com o risco de perder metade de seu exército. Agora, é verdade que muitas das cidades clássicas estão situadas em locais impenetráveis e espetaculares e há uma boa razão para isto: defesa. Se você está no alto de uma montanha, de costas para ela, poucos virão querendo guerrear. Isto tinha seus limites, no entanto, porque Alexandre andou 100km morro acima, para tomar os Psídios, em Sagalassos, que também fica no alto da montanha.
Escombros de Termessos. Quantos fantasmas eu vi...
Alugamos um carro e assim que começamos a subir, começou a chover. As entradas estavam claramente marcadas e então a verdadeira estrada começou. Sete quilômetros de estrada estreita e cheia de curvas, até chegar em um estacionamento com umas colunas e um pequeno templo, que contam que você chegou. Aí começa uma caminhada de meia hora até chegar às muralhas da cidade.
Em Antalya estava calor, mas eu já estava tremendo e chovia intermitentemente. A subida não era tão íngreme, mas de vez em quando, ruínas de velhas edificações podiam ser delineadas entre as moitas e árvores. As nuvens, também, cobriam por vezes a vista, por vezes descortinavam. Muito melhor, assim, pois na cidade em si, havia pouca sombra.  As fotos falam por si só, e de todas as ruínas clássicas que vi, Termessos foi a mais difícil de ser descrita. Espalha-se sobre a montanha, não há quase nenhuma informação, não há mapa, portanto é você que tem que tentar montar este quebra-cabeças. O anfiteatro é a joia com o vale caindo por trás dele, é de tirar o fôlego.
Mais uma indicação do isolamento de Termessos é que os romanos também não a quiseram tomar. Muito longe de tudo e talvez a água tenha sido fator limitante, insuficiente para suas fontanas e banhos, templos e latrinas que povoavam as cidades romanas. Fiquei muito tempo me maravilhando com o anfiteatro, sabendo que não o veria de novo. E viemos descendo, as pernas da Ane aguentaram o barranco e deixamos a "Macchu Picchu da Turquia" para os seus fantasmas terméssios.
Portal do Templo de Ártemis
Necropolis

Um comentário:

  1. In the walls to the east of the city gate are some extremely interesting inscriptions with augury by dice. Throughout the history of the Roman Empire, beliefs of this sort-in sorcery, magic, and superstition-were widespread. The Termessians were probably very interested in fortune telling. Inscriptions of this kind are usually four to five lines long and include numbers to be thrown with the dice, the name of the god wanted for soothsaying, and the nature of the prediction given in the counsels of that god.

    ResponderExcluir