segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Side - a tradução e mais algumas fotos


Templo de Tiké (Afrodite mãe - a mais bela), no centro da ágora.


Diferentemente das outras cidades romanas, Side está localizada no centro da cidade moderna. Chegando do oeste, quase não há sinalização, mas você sabe que chegou, quando para seu carro em um estacionamento enorme. Encontre um lugar em meio a dúzias de ônibus de turistas, cruze o asfalto e você está no centro da Side romana. E também está imerso em uma verdadeira maré humana, italianos, russos, alemães, japoneses, britânicos, estão costurando seu caminho em direção à cidade moderna, na praia. Um ou outro, caem fora e espiam o anfiteátro ou a Via Maximus, mas a maioria parece nem notar estas pilhas de pedras velhas.
Side tem a cara de turismo em massa, socado pelo leste e pelo oeste, por causa de vinte quilômetros de hotéis (oitenta mil camas) e do comércio ligado ao turismo, que se estende até onde a vista alcança.
Pósidon engolindo seu templo...
 Estou certo de que emprega muitos turcos e abre um turismo de relativo baixo custo, mas para o viajante solitário é um pesadelo. No entanto, persevere, pois se você chegar até o cais, o lindo templo de Apolo estará à sua esquerda, mas cercado, contra os bárbaros; até as urnas de pedra perdo do museu foram usadas como latas de lixo, tanto é o respeito. Fizemos uma fuga ao museu que parecia um oásis de quietude, com seu jardim cheio de sarcófagos.
Um pouco antes, fomos convidados para entrar na única loja de tapetes de Side.
Adoro tapetes, mas passei por esta loja sem olhar,  mas uma voz perguntou de onde éramos e quando ouviu a resposta, falou: "vocês são po primeiros brasileiros em minha loja, eu tive uma namorada de Fortaleza, seu nome é Eliete". Então, depois do chá de maçã ("chá de turista"), eu perguntei como Side tinha mudado. Sim, é muita gente, mas não podemos reclamar. E seu negócio? Não vai mal, mas as pessoas não vem a Side comprar tapetes, eles vão para Istambul.
As multidões vão se dirigindo para seus ônibus e nós entramos no fluxo. Não voltamos a ver tantos turistas nas nossas seis semanas de Turquia.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário