sábado, 30 de novembro de 2013

Por que um blog?





Por que escrever este blog?
Porque nossa amiga Cecília Condeixa queria que escrevêssemos um livro! Ficava tão empolgada quando eu postava alguma foto no Facebook, acompanhando nossa trajetória, que quis um livro. Para fazer justiça aos locais e às fotos, precisaria ser em papel bom e daí, quem iria publicar? Mas uma sugestão vinda da Ciça, não poderia passar batido. Escolhemos uma forma mais barata de publicar o livro.
Porque tiramos um monte de fotos que precisaríamos rever e selecionar, e esta atividade só seria possível com uma forte motivação. Esquecer em um canto do arquivo este acervo maravilhoso, seria um pecado!
Porque nossas mentes já não tem o frescor da juventude e tem coisa que se a gente não anota, a gente esquece. Diz a sábia Justine Crane, que para lembrarmos das coisas,  "mais vale um lápis de ponta rombuda do que a memória mais aguda".
Porque somos egoístas e não queremos esquecer esta viagem. Não que tenhamos esquecido das outras, mas fato é que as lembranças se embaralham e fazemos uma grande confusão de ideias quando começamos a recordar. Esta viagem foi muito organizadinha. Não podemos esquecer do geral. Os detalhes a gente sempre lembra...
Porque gostamos de contar histórias e sabemos escrever. 
Porque aprendemos demais e não cabe dentro de nós, somente. Somos três professores, o que por si só já explica. A função de ser repetidor de ensinamentos, de passador de conhecimentos, de fazer fluir dos livros para as cabeças o entendimento das coisas, é algo que se enraíza, que se perpetua na gente, como aquelas manilhas dos encanamentos romanos, que levavam a água do aqueduto para as ruas e fontanas. A cidade se foi, a sua utilidade se foi, mas elas estão lá ainda, como peça de museu, para provar que conduzir água de um lugar para outro, também é uma função importante, também conta uma história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário