sábado, 16 de novembro de 2013

Que viagem!!!

Não é a primeira e espero que não seja a última vez que nós três viajamos juntos. Desde muito tempo. Desde o começo.
Grandes e pequenas, foram muitas as viagens. A ponto de termos intimidade suficiente de viajar dividindo o quarto. Dividindo espaço, tempo, dividindo tudo.
Esta é uma grande liberdade. Uma oportunidade de estarmos um cuidando do outro, sem distrações, uma oportunidade de comentar o dia, de trocar planos do que fazer amanhã, que horas levantar, quem acorda quem, enfim, os detalhes de bastidores, tão importantes em uma viagem como esta.
Por que justamente agora?
Estamos os três nos aposentando. Se ainda não definitivamente, estamos neste processo de afastamento do trabalho convencional.
Outra oportunidade, só daqui a alguns anos, então tem que ser assim. Decidimos, vamos. Temos acima de sessenta anos, os três, queremos aproveitar o que nos resta de vida, enquanto vida houver.
Por que a Turquia, a Anatólia?
Porque já havíamos viajado pela região anteriormente, em 2009, quando fomos também à Síria. Relatos que iremos redesenhando ao longo destas postagens.
A região é impressionante em termos de geografia, beleza natural e história. História da humanidade. Os primeiros assentamentos humanos, aparecem nesta região do fértil crescente, a Mesopotâmia. Nas cabeceiras do Eufrates e seus tributários, está a Anatólia, a parte asiática da Turquia, que testemunhou o início do estabelecimento da nossa espécie no planeta. Onde o nosso mundo começou, do solo onde se encontram os primeiros instrumentos de pedra lascada, do período Paleolítico, até os dias de hoje em um verdadeiro livro de história disposto em camadas e camadas de solos sobrepostos.
Desde a primeira viagem onde visitamos alguns locais que desta vez repetimos, e para onde certamente iremos novamente, se houver mais viagens como esta.
Por que relatar? Porque foi tão linda, que vale a pena colocar em palavras para que possamos mais tarde reler, reviver, desfrutar de nossas aventuras, outra vez.
Relatar porque também, tudo que aprendemos talvez seja grande demais para contermos, guardar somente para nós o que é de todos, ou deveria ser.
Rever as fotos e localidades por onde passamos, será tão interessante quanto a vez primeira. Há muitas fotos que partilhamos, mas cada um olhou a vida de seu jeito.
Então, vamos tentar dar seguimento a esta ideia do blog.
Talvez possamos mostrar alguma coisa do que vimos.
Ane*
Mosaico de cerca de 4 séculos AC. em primeiro plano, a Chimaera comendo um lagarto, atrás, dois leopardos devorando uma gazela. Qualquer coincidência é mera semelhança...




2 comentários:

  1. Ane...estou viajando contigo a cada postagem no facebook. Aguardando ansiosamente os seus causossss. Fique com a paz daqueles de alma pura!

    ResponderExcluir