quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Fethiye - a nossa última praia


Por de sol espetacular em Çalış plajı- Fethiye


Fethiye é uma grande cidade, hoje, como era na antiguidade. Agora é bem moderna, mas as tumbas lícias ainda se misturam às ruas e bairros da cidade. Mas nós não ficamos na cidade.
Em Fethiye há praias lindas, pois é uma baía tranquila toda cercada de ilhas e barrada por uma península. Ficamos em Çalış plajı, onde alugam apartamentos para famílias. Pegamos o finalzinho da temporada de verão, apesar de já estar no outono, com a praia menos lotada de turistas ingleses,alemães e russos, principlamente. Tinha mais turistas turcos, pois estávamos nos feriados do Bayram, quando os turcos viajam bastante, como na Semana Santa nós também fazemos e estão em todos os lugares históricos e museus, pois as visitações, para os turcos, são grátis.
Os hotéis-apart são um verdadeiro luxo! Dentro do hotel, todo o conforto e privacidade de um apartamento, você pode optar entre tomar suas refeições no restaurante do hotel, à beira da piscina ou fazer suas refeições no seu apartamento. Nem por isso é caro.
Chegamos num domingo cedo, exatamente dia de feira e foi como nos resolvemos definitivamente pela segunda opção. Compramos mantimentos e cozinhei por alguns dias.
Conjunto de tumbas lícias, perto do centro de Fethiye

Entendi por que os ingleses e alemães, principalmente, mas turistas de todos os países da Eurásia, russos, dinamarqueses, noruegueses, chineses, coreanos, japoneses e até gregos, preferem ir passear nas praias da Turquia. Há mil maneiras de fazer turismo, é tranquilo, seguro, interessante e não é caro. Quer melhor do que isso?
Os turcos também procuram agradar os turistas servindo pratos que eles mesmos não comem, como presunto, bacon, por exemplo, e bebidas alcoólicas. Nas cidades próximas a Fethiye, também, há muitos restaurantes chineses. 
Nosso hotel-apart (10-apart Hotel), fica localizado nos fundos e ao lado de mais dois outros. Cada qual com sua piscina, restaurante, etc. 
Na manhã de segunda-feira, iríamos ao centro da cidade e enquanto nos arrumávamos, ouvimos uma cantoria. Vozes femininas cantando em inglês. Parecia ensaio de um coral... e era. Saímos, passeamos por Fethiye, com suas tumbas escavadas nas montanhas, inclusive a tumba onde estavam os restos mortais de  São Nicolau, que foram transportados para Bari, na Itália, em 1821, para que não fossem dessacralizados pelos otomanos. As ruínas são preservadas mesmo em locais incômodos. O que mais me intrigou, foi um sarcófago o meio de uma rua.
De lá fomos a Kayakoy, uma cidade grega em ruínas, que será assunto do Les na próxima postagem.
Sarcófago preservado, no meio da rua!
Ao chegarmos ao hotel, enquanto preparávamos nosso almoço, escutamos a mesma cantoria feminina e um som de sinos! Fomos espiar pela janela e lá estavam elas. Um coral de senhoras inglesas, com o simpático nome, Cantabile, ensaiando sem parar suas canções, alinhando-se ao lado da piscina para sua apresentação. Quase ninguém prestava atenção, pois "queimaram" o repertório durante o dia todo, mas elas estavam muito felizes e é o que importa. Nós espiávamos, dançando,  pela janela e fomos a grande plateia-fantasma, que as aplaudia, de não se sabe de onde. Entre as músicas de seu repertório, estava uma que o Gerson e eu usamos para perturbar o Les, até o fim da viagem, ou melhor, até hoje...
    Cantabile cantando e tocando sino. 

A música é esta aqui: 

http://www.youtube.com/watch?v=LnrjaehXPXs


A praia onde ficamos tem as seguintes características, O mar é manso, temperatura da água é agradável, você pode nadar bastante, é muito gostoso, no outono e deve ser também, na primavera, mas no verão, acima de 40ºC, deve ser infernal!!!
Mas os ingleses adoram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário