domingo, 22 de dezembro de 2013

PAPAI NOEL é São Nicolau e nasceu em Patara - Monteverdi - L'Orfeo - Savall



Papai Noel nasceu nesta cidade. Ele existe. Eu amo Papai Noel.



De Patara, pegamos uma van para outra van maior, que ia passar na estrada, tudo correndo tudo voando, para não perdermos a condução que nos levaria a Fethiye. Cidade onde esteve enterrado o Papai Noel, até seus restos mortais serem transportados para Bari, na Itália. Sim, ao contrário do que muitos pensam, ele existiu. O lendário Papai Noel é São Nicolau, e não é lapão, é bizantino, de Patara, na Lícia, atual Turquia. Vejam o que eu copiei de uma página da net.

São Nicolau é a figura do querido Papai Noel.

on . Posted in Notícias
1186664632Nicolau é amado e muito querido por todos os cristãos do Ocidente e do Oriente. Sem dúvida alguma é o Santo mais popular da Igreja. Ele é Padroeiro da Rússia, de Moscou, da Grécia, das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos e dos lojistas. Por tudo isso, os dados de sua vida se misturam às tradições seculares do cristianismo.
Filho de nobres, Nicolau nasceu na Ásia Menor, na metade do século III, provavelmente no ano 250. Foi consagrado Bispo de Mira, atual Turquia, quando ainda era muito jovem e desenvolveu seu apostolado também na Palestina e no Egito. Segundo alguns historiadores, o Bispo Nicolau esteve presente no primeiro Concílio, em Nicéia, no ano 325.
Após a morte dos seus pais, São Nicolau herdou uma grande fortuna a que começou a distribuir entre os pobres. Ele se empenhou em ajudar secretamente, para que ninguém pudesse agradecer-lhe. São inúmeras as histórias de milagres que cercam a vida de Nicolau.
Após a sua ordenação, São Nicolau resolveu: "Até agora eu pude viver para mim mesmo e para a salvação da minha alma, mas daqui em diante todo o momento da minha vida deve ser dedicado aos outros." E esquecendo a si mesmo, o Santo abriu a porta de sua casa a todos e tornou-se o verdadeiro pai dos órfãos e pobres, defensor dos oprimidos e benfeitor a todos.
Morreu no dia 06 de dezembro de 326, em Mira. O documento mais antigo sobre ele foi escrito por Metódio, Bispo de Constantinopla, que no ano de 842, relatou todos os milagres atribuídos a Santo Nicolau.
Reflexão:
A tradição diz que Nicolau, costumava fazer doações anônimas em moedas de ouro, roupas e comida às viúvas e aos pobres. Dizem colocava os presentes das crianças em sacos e os jogava dentro das chaminés à noite, para serem encontrados por elas pela manhã. Dessa tradição que veio a sua fama de amigo das crianças. São Nicolau é a figura do querido Papai Noel.
Oração:
Senhor, pelos méritos de São Nicolau, concedei-me a graça da bondade e zelo para com os mais aflitos, necessitados e em especial para com as crianças. Que eu saiba aprofundar em mim os dons que me destes, colocando-os em prática. Livrai-me da omissão e da preguiça. Amém.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.




O design atual do Papai Noel gorducho, de vermelho, risonho hohoho, é alemã.
O comércio parece que gostou mais desta versão. E a criançada também.

Feliz Natal!
E para comemorar esta data, nada melhor que uma música.
E como, na Turquia o Natal é uma data "de turista", pois a religião oficial é o Islã, a canção será pagã, sobre a lenda de Orfeu e Eurídice, de Claudio Monteverdi, que eu gosto tanto.
Que seja um Natal de luz. Fiquem com Deus. Depois eu volto, contando sobre Fethiye e muito mais, sobre esta grande viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário