sábado, 21 de dezembro de 2013

Comida turca.



Terraço da Golden Pensyion, em Patara. Procure as uvas.



Já ouvi algumas pessoas falarem mal da comida turca, não desminto, pois cada um tem seu gosto, mas...
Comer bem na Turquia é fácil.
Em todos os hotéis, de manhã, há o Kahvalti. É o café da manhã turco, sempre acrescido de algo mais, mas o básico é o seguinte:
Um ovo cozido, pão, salsichão, queijo amarelo, queijo branco, saladas de folha, pepino, tomate, azeitoninhas pretas, chá ou café à vontade.
Além deste prato básico, alguns hotéis servem  um sortimento de geleias, yogurtes, börek (friturinhas de massa com queijo),bolo, biscoitinhos, frutas frescas, frutas secas, simit, leite, cereais, menemen (um prato de ovos com tomate refogados que lembra ovo pochê), enfim, bastante coisa. Em cada hotel isso vai variar.
Para almoçar, você pode comer na rua, um lanche, como um zigara de shish kebap (churrasco horizontal ou vertical) de galinha ou carne, um sanduiche de peixe com salada, dependendo do lugar onde você está.
Nos restaurantes, há sempre uma variedade grande de meze, que são os pratos frios, fartos e deliciosos, como charutinhos de folha de uva, pimentão recheado, pastas diversas de beringela, abobrinha, grão de bico, favas, falafel, espinafre com cogumelos, fora os pratos de carne que eu não sou muito chegada. Saladas bárbaras, mesmo que sejam sempre com alface, tomate, pepino, salsinha, cebola, cenoura ralada, beterraba ralada, azeitona, sempre varia o molho ou a maneira de apresentar, um temperinho mais picante ou aromático, enfim, sempre tem algum toque diferente.
Os pratos quentes são mais monocórdios. Kebap de frango ou carne de vaca ou carneiro, peixes grelhados, casseroles de frango, carne, camarão, servidos com legumes. Tem arroz, de dois tipos, o arroz turco, com safflower e frito na manteiga, arroz branco, normal. Feijão também tem, só que feijão manteiga com molho de tomate. Come-se mais pão e batata do que arroz, como guarnição dos pratos quentes. Come-se muita salada, também, e doces e mel junto com a sopa. Não é igual ao que se come todo santo dia no Brasil, mas você escolhe o que está a fim. E também, você quer tudo igual?
Tá, tem alguma refeição que vai deixar você insatisfeito. Em quarenta e dois dias, eu não adorei quatro!
Não, não vou colocar retratos de comida, pois não tirei nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário